recent posts

Prepara-te P/ Os Exames Finais


Pois é, infelizmente chegou aquela altura do ano: exames finais. Podemos ver isto pela negativa (relembrando-nos que o nosso futuro depende de um teste onde aplicamos conhecimentos de 2/3 anos em hora e meia) ou pelo lado positivo (QUASE DE FÉRIAS!!). Eu estou no 12º ano e vou ter exame a Português e a Matemática A, e vocês? Que disciplinas vão enfrentar? Digam nos comentários! Mas agora, fiquem com algumas dicas de como eu me preparo para os meus exames finais.
Planear/Organizar: é super importante, e saliento, MUITO IMPORTANTE, organizares-te quer em termos de tempo quer em conteúdos para estudar. Uma grande dica que tenho para vos dar é fazer um calendário semanal e organizar os meus dias de acordo com a necessidade de estudo. Também gosto de escrever uma lista com os meus objetivos para essa semana (ex: acabar de fazer os exercícios de trigonometria).


Manter o cérebro estimulado - uma coisa que tenho vindo a aprender ao longo dos anos é que, por vezes, mais vale 20min de estudo bem aproveitado do que 1h de volta dos livros sem apreender nada. Para fazerem render o vosso estudo durante todas as horas que pecisam que o vosso cérebro trabalhe a 100, têm de estimulá-lo. Açúcar costuma ajudar, eu costumo comer chocolate, e está mesmo provado que o açúcar ajuda o cérebro a reter mais informação. 
Outra maneira, e esta muito mais saudável, é fazerem exercício. Normalmente (como o meu estudo rende mais durante a parte da tarde) de manhã faço uma corrida e alguns abdominais, tomo um banho, e o meu dia corre logo mil vezes melhor e o meu estudo é muito mais proveitoso.



Descanso é muito importante - Todos sabemos disto, mas nunca é de mais relembrar. Tentem dormir, pelo menos, oito horas por dia. O vosso cérebro merece e vocês também precisam dessas horas de descanso.


Há tempo para tudo - é super importante saberem as vossas prioridades. Por vezes temos de abdicar de algumas coisas que gostamos um pouco mais para ficar em casa a estudar. E cada vez mais, daqui para a frente, isso vai acontecer mais vezes. Não digo que seja bom vocês isolarem-se e matarem a vossa vida social, mas ponham na cabeça que vai ter de ficar para segundo plano durante esta fase. Há tempo para tudo, e a seu tempo poderão voltar às saídas à noite, aos almoços com as amigas, aos passeios no shopping.



Duas cabeças pensam melhor que uma - na linha do que acabei de dizer, aproveitem para estar com os vossos amigos mas para estudarem em conjunto. Às vezes ajuda mesmo estudar em grupo, pois podem sempre esclarecer as dúvidas uns dos outros, motivarem-se e ajudarem-se.




E estas são as minhas dicas de estudo e concentração para terem um melhor aproveitamento. Espero que tenham gostado e que vos tenha ajudado, ou motivado a estudar/trabalhar. 

Vemo-nos no próximo post!

Xoxo,
MysteryGirl

Sem comentários:

Enviar um comentário